Face Shield - Porque o vírus não arrudeia


Alguém disse que vírus não arrudeia e alguns acreditaram.


Pois é. Tem gente usando protetores faciais, ou frescamente falando, face shield, para proteção contra o coronavírus.

Essa bosta foi inventada para proteção contra projeção de partículas unidirecionais sólidas ou líquidas projetadas sobre a face. No caso de agentes biológicos, são utilizados protetores faciais flexíveis (diferentes dos protetores faciais em acrílico rígido para proteção contra partículas sólidas de alta energia). O objetivo é a proteção contra partículas projetadas diretamente sobre a face, como no caso de procedimentos médicos invasivos de intubação, onde o paciente expele fluidos durante a introdução do tubo nas vias respiratórias. Para aerossóis presente no ar, como ocorre com pessoas falando, tossindo ou espirrando, NÃO funciona. Isso porque as micropartículas líquidas possivelmente contaminadas são projetadas no ambiente (principalmente ambientes internos) em forma de nuvem, envolvendo as pessoas presentes no local. Como uma nuvem de aerossol, como no caso do acionamento da válvula de um desodorante numa sala, pode ficar retida apenas na frente do protetor? 

Outros estão utilizando máscaras faciais transparentes. Também NÃO funcionam. É necessário haver um filtro contra agentes biológicos e a máscara estar vedada ao rosto. 

Máscaras caseiras, como as cirúrgicas, se utilizadas corretamente (vedadas ao rosto, utilizadas durante todo o período de exposição e seguidos todos os protocolos de manuseio e higienização), podem ter uma eficácia em torno de 30%. E duvido que seu uso em campo apresente eficácia maior que essa. Sim, o coronavírus arrudeia.  


Agora sabemos porque há tantos infectados no mundo: ignorância.   


Postagens mais visitadas

Mulher furada e mulher cabaço

Os micos e ridículos do desarmamento

Quer ficar parecido(a) com maconheiro(a)? Faça uma tatuagem.

Por que os cristão rejeitam a esquerda?

Ideologia canalha: inversão de valores

Eleitores transformaram o Brasil num inferno de bandidos e noiados

O Estado tem o dever de capacitar o cidadão para se proteger de bandidos

O estranho, inexplicável e incomensurável amor do povo brasileiro pelos bandidos