Analfabetismo científico ou mau-caratismo?


Analfabetismo científico ou mau-caratismo? Breve análise das falácias nos leva a resposta.


Com praticamente toda a população brasileira formada por analfabetos científicos somos tentados a pensar que é este tipo de deficiência que leva as pessoas ao compartilhamento de fake news, "teorias" absurdas, conspirações, pregações apologéticas, ideologias toscas etc No entanto, não é bem assim. Também temos praticamente uma população de maus-caracteres. Sabe, aquele povo que rouba energia e internet, saqueia cargas e rouba os pertences das vítimas de acidentes de trânsito? Pois é. Todos possuem título de eleitor e escolhem os governantes. Sei que é assustador, mas é verdade. 

As falácias mais utilizadas são as pregadas com a temática política, religiosa e de gênero. Essas pregações objetivam fazer apologia, alienar e empurrar ideologias goela abaixo nos outros de acordo com os interesses dos ideólogos. E tem arrastado muita gente. Uma vez alienado, o tal se acha especial e sente uma necessidade ou mesmo obrigação doentia de pregar e arranjar adeptos para a causa. E para sustentar as besteiras vale de tudo, até fingir que a razão e as provas contrárias não existem.  

Vamos analisar algumas dessas publicações indecentes:

Alguém publicou uma postagem atrelando a reeleição do Lula a situação econômica favorável da época. O chamado "vamos ser feliz de novo" ganhou muitos likes e comentários de aprovação. Pedi a prova de que a reeleição do Lula irá causar um novo boom das commodities. Nada. Apenas ad hominem. Pedi para traçar um panorama demonstrando que a reeleição do tal desencadearia valorização das commodities. Nada. Apenas ad hominem. Outro publicou que algumas pessoas nascem com a alma trocada (homens nascem com alma de mulher e mulher com alma de homem), que é genético e não tem tratamento. Mais publicações alegando que veganismo é a dieta religião ideal para a saúde porque não precisamos comer carne. Pedi novamente as provas e nada. Mais ad hominem, ad verecundiam e outros "ad". Apresentei algumas publicações científicas (indexadas e que passaram por revisão de pares) provando que eles estavam errados e nada. Mais ad hominem. Como esse povo quer ser respeitado? Quem quer ser respeitado deve respeitar os outros também. Lacrar, amordaçar, esculhambar e insultar a inteligência dos outros é um desrespeito grave. 

É cada ideologia mais doida que outra. Parece que com a crise esse pessoal passou a fumar maconha estragada. Os porras-loucas já infestaram todas as esferas do poder. Pior que não conseguem guardar essas ideologias toscas com eles. Pelo contrário, sentem uma necessidade doentia de enfiar nos outros. E para isso fazem de tudo. Vale até denegrir a própria imagem e colocar a reputação em risco. Nisso o jornalismo e o judiciário já são craques. Há também empresas de propaganda (agência de propaganda é o cacete) e gestores que entraram nessa. Empresários: fiquem de olho. Seja mau-caráter ou analfabeto, ambos não servem para sua empresa. 


Mas é analfabetismo científico ou mau-caratismo? Certamente que as fake news dos demais assuntos apontam para analfabetismo científico galopante. Mas postagens de cunho político, religioso, gênero e outros que defendem causas ou ideologias toscas, objetivando doutrinar, alienar e fazer apologias, com certeza apontam para mau-caratismo mesmo. E tal mau-caratismo é motivado por interesses pessoais ou corporativos. Essa é a verdade. Duvida? Publicações indexadas e que passaram por revisão de pares, please.


Postagens mais visitadas

Mulher furada e mulher cabaço

Os micos e ridículos do desarmamento

Quer ficar parecido(a) com maconheiro(a)? Faça uma tatuagem.

Por que os cristão rejeitam a esquerda?

Ideologia canalha: inversão de valores

Eleitores transformaram o Brasil num inferno de bandidos e noiados

O Estado tem o dever de capacitar o cidadão para se proteger de bandidos

O estranho, inexplicável e incomensurável amor do povo brasileiro pelos bandidos