Igrejas tradicionais X Igrejas dissidentes


Da década de 80 para cá vem surgindo muitas igrejas dissidentes das originais. Esse fenômeno ocorre principalmente nas igrejas evangélicas. E com elas a baderna e o cristianismo faz de conta. 

Igrejas tradicionais são as igrejas originais, criadas por grupos de religiosos motivados unicamente por suas convicções religiosas. Possuem dogmas bem fundamentados, frutos de intensos estudos e debates teológicos. Já as igrejas dissidentes são aquelas formadas geralmente por uma ou duas pessoas que saíram ou foram expulsas das igrejas tradicionais. Daí montam a igreja que desejam e que permite fazer o que as tradicionais proíbem. É a igreja faz de conta para arrecadar dinheiro. São pessoas inescrupulosas ou despreparadas que não foram aceitas nas igrejas originais. Também há casos de pessoas que fundam igrejas apenas visando o retorno financeiro. Deixar o emprego sacrificado e mau pago é o sonho de muita gente. E no meio religiosos é mais fácil ficar rico ou mesmo melhorar de vida sem precisar pagar o preço do sacrifício.
As igrejas dissidentes possuem como dogma principal a arrecadação de dinheiro. E para isso massificam as pregações e inventam doutrinas toscas com o objetivo de fazer com que o fiel abra a carteira. Quem ganha salário mínimo (diria quem ganha até três salários mínimos) deve comer dos dízimos e não pagar dízimo. O dízimo foi criado na bíblia por vários motivos e tem características de imposto. Na verdade cinco dízimos foram criados no Velho Testamento, mas ninguém fala do maasser ani - o dízimo dos pobres. Interessante que o Novo Testamento não fala diretamente se o dízimo é válido para os cristãos, mas apenas que os cristãos devem contribuir para a igreja. E no Livro de Atos onde há punição de um casal de dizimistas percebemos que a causa da punição foi a mentira e a desonestidade e não a sonegação dos dízimos. Mas com certeza nenhum dízimo foi criado para pagar carrões, mansões, fazendas e jatinhos de pastores. A parte de "comer os dízimos" foi excluída dos necessitados. Aliás, se existisse cristianismo praticamente não haveria fome no mundo.
Em vez de elevar o nível do povo para chegar na igreja, baixaram o nível do igreja para nivelar com o povo, importando assim mais a quantidade do que a qualidade. Algumas possuem metas de número de fiéis e de arrecadação. Os crentes dessas igrejas não tem nenhuma diferença dos não crentes. Prostituição e vícios rolam soltos. E os líderes fingem que não sabem para não perder fiéis. Depois que inventaram igrejas ao gosto do fiel, até maconheira e atriz pornô agora é "evangeeeeé-li-ca". Essa geração foi ensinada a só dar valor a quem e ao que não presta. São esses retardados de cocozinho, cabelo moicano, tatuagens, broches e maconha no quengo que estão virando médicos, advogados, engenheiros, professores, pastores e exemplos de vida. Só pela forma de falar e de se comportar percebemos o conhecimento raso e a falta de comprometimento profissional. Não vivem o que pregam e nem são o que demonstram ser. Mas isso parece não incomodar os pares.    
Quem não conhece as igrejas evangélicas acha que todas as igrejas são iguais, tipo as que aparecem na TV. Nenhuma igreja tradicional possui programas de TV, massificação de pregação com apelo na emoção e foco no dinheiro. E expulsam fiéis por qualquer quebra da doutrina. Há uma comissão de anciãos que analisa cada caso, inclusive, eles mesmos. Pessoas normais, centradas e equilibradas percebem o mau caratismo desses pregadores. No entanto, as pessoas doentes, perturbadas, desequilibradas e agravadas pela ignorância em relação as igrejas e o evangelho, são alvos fáceis para esses pastores inescrupulosos.
Considero esses pastores shows de TV um câncer social, cujo objetivo é apenas tirar dinheiro do povo, abusando da fé e explorando a vulnerabilidade de pobres coitados. 
Não existe almoço grátis, como não existe milagre. Se Jesus cura câncer, também restitui braço amputado. A diferença do câncer é que os modernos tratamentos atuais atrelados ao poder do organismo de se recuperar cura a maioria dos cânceres. Por isso que Jesus nunca restitui braços amputados. Você já viu algum milagre em sua igreja? A senhora que era paralítica (mas sem rompimento dos filamentos nervosos) e foi curada (mas continua na cadeira de rodas)? O dom de línguas do pastor? Aquele que Pedro tinha, quando discursou uma única vez para povos de dezoitos nações e línguas diferentes e cada um ouviu na sua própria língua? O demônio que não tinha medo de Jesus, mas morre de medo do pastor? Um demônio que só aparece quando há fomentação de estímulos psíquicos? Demônio esse que em vez de acionar misseis russos, iranianos, americanos e chineses, criar um inferno aqui na terra e ficar assistindo com sua pipoca e coca-cola prefere perder tempo enchendo o saco dos crentes?
Não estou dizendo para você deixar de acreditar, virar ateu ou coisa parecida, mas apenas para usar um pouco da razão para não cair em arapucas religiosas. A sabedoria do homem é loucura diante de Deus? Não faça exames médicos, cirurgias, tratamentos. Não use geladeira, ar condicionado, carro, computador etc Tá aí uma boa forma de provar e praticar isso. É incrível como fazem malabarismos para provar suas "teorias" religiosas, conforme seus interesses. 
Certa vez, um crente chegou para mim e disse: "Deus mandou um recado para você". Falei para ele que era mentira porque Deus sabe que não aceito intermediários. Qualquer recado que Deus tenha para mim ele mesmo deverá trazer. Se é Deus não terá problemas em arranjar uma outra forma de fazer isso.    
O que temos hoje são proliferações de igrejas de esquina, sem uma missão ou administração central, sem um conselho ou órgão regulador, lideradas por pessoas despreparadas, sem a menor condição de administrar uma entidade religiosa. Tranqueiras despreparadas, sem regulamentação, muitas vezes saídas de presídios ou corridas da polícia que se fazem pastores. Mas que descobriram uma forma de tirar dinheiro de pessoas despreparadas e desequilibradas. Um perigo para crianças, adolescentes e saúde financeira de crentes toscos. 
Eu sei que crente não lê bíblia, mas é uma boa ideia para quem é evangélico verificar se a bíblia manda fazer certas coisas que o pastor exige. 

Se você acha que precisa de igreja para alguma coisa, pelo menos busque uma igreja tradicional, original, regulamentada, fiscalizada, controlada e segura. Um bom começo é perguntar quando foi fundada, por quem e se tem uma matriz mundial... 
 

Postagens mais visitadas

Mulher furada e mulher cabaço

Os micos e ridículos do desarmamento

Quer ficar parecido(a) com maconheiro(a)? Faça uma tatuagem.

Por que os cristão rejeitam a esquerda?

Ideologia canalha: inversão de valores

Eleitores transformaram o Brasil num inferno de bandidos e noiados

O Estado tem o dever de capacitar o cidadão para se proteger de bandidos

O estranho, inexplicável e incomensurável amor do povo brasileiro pelos bandidos