Os conservadores conservam o quê?


Me mandaram um e-mail perguntando isso e acompanhado de um "já perguntei isso a vários conservadores e nenhum nunca respondeu".

MEN-TI-RA 

Todo conservador sabe o que conserva. Mas não seja por isso. Eu explico. 
Princípios são um conjunto de normas ou padrões de conduta a serem seguidos por uma pessoa ou instituição.
Os valores humanos são os princípios morais e éticos que conduzem a vida de uma pessoa. Eles fazem parte da formação da consciência e da maneira de agir e se relacionar em uma sociedade.
Conservadores conservam princípios (éticos, morais, religiosos, familiares, culturais),  valores (principalmente familiares, religiosos e morais), culturas, tradições etc  
Os princípios mais fortes são os religiosos e familiares, geradores e influenciadores dos éticos e morais. Quem não tem religião e nem família tem dificuldade de entender esses princípios. Como um filho de chocadeira pode entender isso? Princípios são difíceis de serem quebrados. Muitos morrem por causa deles. Lembro que quando a PL-122 que previa 10 anos de cadeia em regime fechado para qualquer pastor evangélico que se recusasse a batizar ou casar gays estava para ser aprovada, em poucos dias os pastores de determinada igreja evangélica relacionaram quase 5 mil pastores se oferecendo para serem presos em substituição aos antecessores que descumprissem a lei. A lei iria iniciar uma nova perseguição religiosa e o Estado precisaria construir presídios para encarcerar pastores e padres (se bem que a ICAR sempre foi do lado dos autores desta lei). Acho até que alguns desses religiosos estavam doidos para que isso fosse aprovado. Assim poderiam alegar que é lei e a igreja tem que aceitar. 
Os valores são aqueles que constituem os princípios. São os valores que fazem com que um filho peça a bênção da mãe, não se corrompa, devolva o troco que recebeu a mais, faça as obrigações religiosas, mantenha os filhos longe das drogas e da prostituição etc São essas coisas que fazem com que o filho não encarcere os pais idosos em um asilo. E quando isso acontece, geralmente a culpa é dos próprios pais. A forma como o filho trata os pais depende muito de como foram criados. Os princípios e valores, a ausência ou mesmo deturpação deles passam de pais para filhos. Pais canalhas, maus-caracteres e viciados tendem a gerar filhos igualmente canalhas, maus-caracteres e viciados. Nem todo mundo que se diz  conservador é realmente conservador. Assim como os religiosos, há também conservadores hipócritas. Conheço religiosos que tratam os filhos pessimamente. Ódio disfarçado de amor é algo repugnante. 
As tradições religiosas são bons exemplos de conservadorismo cultural e das tradições. Não há lei que obrigue o cidadão a amar o próximo, ajudar um idoso a atravessar a rua, devolver o troco a mais, brincar com o filho, fazer doações, ser educado, ser voluntário, não ser viciado etc São coisas dos princípios e valores familiares.
Portanto: 
Os conservadores conservam o direito de educar os filhos dentro dos seus princípios e valores, sem interferência do Estado ou alienação ideológica por parte das escolas e mídias; 
Os conservadores conservam o direito de ter e praticar uma religião sem interferência do Estado;
Os conservadores conservam o direito de não fazer, não aceitar, não celebrar, não valorizar e não ser conivente com ideologias contrárias aos seus princípios e valores;
Os conservadores conservam o direito de defender a família e o patrimônio de bandidos e ideologias toscas;
Os conservadores conservam o direito de construir e manter suas famílias conforme suas convicções ideológicas;  
Os conservadores defendem o direito de viver como sempre viveram, sem serem vítimas de preconceitos, lacrações e punições.  

Já que fingem que não sabem, seguem mais exemplos de valores:
Éticos: não derrubar o colega de trabalho para assumir seu lugar ou se sobressair;
Morais: devolver o troco que recebeu indevidamente, não furtar objetos da empresa em que trabalha, não votar em bandidos;
Religiosos: seguir os princípios religiosos sem interferência do Estado;
Familiares: pedir benção, honrar, obedecer e reconhecer a autoridade dos pais; honrar a esposa e os filhos. 

Agora que todo mundo já sabe o que os conservadores conservam, ressalto que eles conservam principalmente a estrutura familiar tradicional (natural), a religião e o direito de não fazer, aceitar, celebrar ou mesmo ser conivente com coisas que vão de encontro aos seus princípios e valores. 
Não tem lei e fiscalização para tudo. Por isso são os princípios e os valores que mantêm a família, a sociedade e a ordem social, juntamente com as leis e demais aparelhos do Estado. E quando o próprio Estado quebra isso perde a credibilidade e as autoridades são afrontadas.  

Postagens mais visitadas

Mulher furada e mulher cabaço

Os micos e ridículos do desarmamento

Quer ficar parecido(a) com maconheiro(a)? Faça uma tatuagem.

Por que os cristão rejeitam a esquerda?

Ideologia canalha: inversão de valores

Eleitores transformaram o Brasil num inferno de bandidos e noiados

O Estado tem o dever de capacitar o cidadão para se proteger de bandidos

O estranho, inexplicável e incomensurável amor do povo brasileiro pelos bandidos