A fé na vida real


Segundo a bíblia “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem” (Hebreus 11:1).


Uns, fé de mais. Outros, fé de menos. Mas a verdade é que todos tem fé😁. A fé pode ajudar ou atrapalhar, depende de como você lida com ela. A fé cega sempre tende a dá errado. A fé cega é aquela fé totalmente irracional. Mas existe fé racional? Sim, existe. Fé irracional é a que, mesmo com todos os indicadores (dados e informações relacionados) apontando para um resultado negativo, o crédulo acredita que o resultado vai ser positivo. Já a fé racional é a que o crédulo junta os indicadores e conclui que tem chance do resultado ser positivo. E por isso espera um resultado positivo, apesar de não haver dados suficientes que garantam o resultado desejado. Apenas de posse de um percentual estimado, o crédulo torce pelo resultado. O que não ocorre com a fé cega, onde o crédulo entra numa igreja acreditando que Jesus vai restaurar seu braço amputado, mesmo sabendo que tal resultado nunca houve na história da religião. Jesus cura pessoas com câncer (desde que esteja em tratamento médico), cura pessoas com AIDS (desde que esteja em tratamento, cuja carga viral fica tão baixa que não aparece nos exames), mas não restaura uma perna ou um braço amputado. Ninguém até agora apresentou um único processos de reversão de benefícios do INSS relacionados a problemas incuráveis, como amputação, AIDS, cegueira de nascença, etc Seria um fenômeno mundial se tal coisa acontecesse. Câncer tem 100% de cura quando detectado e tratado no início. À medida que o tempo vai passando e o tumor avançando, essa probabilidade vai caindo. Por isso também não há registro na história de cura de câncer em estado terminal. 

A Fundação Templeton é um instituição religiosa cristã, mas foi criada para provar que a bíblia está certa. Nunca conseguiu. E para isso contrata físicos, matemáticos e outros doutores desconhecidos e não reconhecidos pela comunidade científica, sem Lattes, sem publicações indexadas e que passaram por revisão de pares, sem desenvolvimento de pesquisas em instituições científicas, etc Um padre polonês, professor Michael Heller, 72, de formação religiosa, com estudos em filosofia e doutorado em cosmologia, recebeu em 2008, em Londres, o prêmio Templeton, outorgado pela fundação homônima de estudos religiosos sediada em Nova York. O valor da premiação foi de 820 mil libras esterlinas (cerca de R$ 2,87 milhões na época). O prêmio foi concedido porque o padre PROVOU QUE DEUS EXISTE (???). Como nenhum cientista aceitou colocar sua reputação em risco, contrataram um padre para botar a cara nisso. Com uma revisão de pares interna e um indexador que só eles tem acesso é fácil. Quero ver conseguir publicar essa tosqueira num indexador científico de verdade. Mesmo se tivesse conseguido provar matematicamente que algum deus existe, esses deus poderia não ser o deus dele (judaico-cristão).  Infelizmente até agora nenhum cientista ficou sabendo disso, só os religiosos que acreditam no padre e na Fundação Templeton. Mas a Templeton também contrata cientistas de verdade (geralmente desempregados) para premiar seus trabalhos. Na maioria das vezes esses trabalhos não tem nada a ver com bíblia ou deus, mas o cientista é pago para dá um toque do tipo "consciência cósmica", "precisão divina", "infinito gera infinito", etc Desse modo Bhaskara vira fórmula divina. A única pesquisa que fizeram com cientistas e revisão de pares aberta foi uma em que tentaram provar o poder da oração. Nessa pesquisa os cientistas fizeram testes duplos cegos com um grupo de pacientes internados. E os resultados (publicados no American Heart Journal, abril/2006) foram que não houve diferença entre os pacientes que foram alvo de orações e os que não foram. Na verdade, alguns dos pacientes que receberam orações até pioraram.

Toinho tem fé que vai ser pastor evangélico e um grande pregador. Mas o problema é que Toinho é ga-ga-gago. Ninguém na igreja aguenta ouvir Toinho pregar. Basta o pastor anunciar que o pregador da noite será Toinho que todo mundo sai da igreja. "-Pa-pa-pazdoSen-Sen-Senhorir-ir-ir-ir-irmm..." (às vezes engasga que não tem jeito). O caminho certo seria primeiro se tratar com especialistas para depois investir pesado e gastar todas as suas economias na graduação em teologia e outros cursos de comunicação.  


A fé é útil para a maioria das pessoas. Independente de ser algo divino ou não, a fé dá esperança, força, paz e tranquilidade. Isso faz com que as pessoas lutem por suas vidas, façam o tratamento médico, cuide do próximo e de si mesmo, corra atrás dos seus sonhos, não se desespere, etc Podemos entender que orações não funcionam. O que funciona é a postura da pessoa diante do problema.

Apenas quando a fé é cega é que reside o perigo. Pegar em cabo energizado, deixar de fazer o tratamento médico, tomar empréstimo para investir em negócio sem nenhuma garantia, pular do vigésimo andar e outras loucuras achando que algum deus vai salvar, não é fé. É burrice.  

Quiçá os milagres estejam ocorrendo a todo instante e nós que não percebemos.

Postagens mais visitadas

Mulher furada e mulher cabaço

Os micos e ridículos do desarmamento

Quer ficar parecido(a) com maconheiro(a)? Faça uma tatuagem.

Por que os cristão rejeitam a esquerda?

Ideologia canalha: inversão de valores

Eleitores transformaram o Brasil num inferno de bandidos e noiados

O Estado tem o dever de capacitar o cidadão para se proteger de bandidos

O estranho, inexplicável e incomensurável amor do povo brasileiro pelos bandidos