Você trabalha para viver ou vive para trabalhar?


Um colega que era funcionário de um banco público pediu demissão, comprou um barco e foi trabalhar com turismo na modalidade freelance.

Perguntei por que ele fez essa loucura para viver na corda bamba, sem renda fixa, sem plano de saúde e sem estabilidade? A resposta foi:

"Você trabalha para viver ou vive para trabalhar?"

Falou que estava perdendo a saúde porque a paz já tinha perdido há muito tempo, desde que entrou nesse emprego. São metas em cima de metas e ameaças constantes de perder a comissão. Metas abusivas e assédio moral constantes para manter o volume de vendas, independente de pandemia, furacão, vulcão ou desabamento do céu. Ninguém suporta isso por muito tempo sem perder a saúde. Vários funcionários já cometeram suicídio, outros estão à beira da loucura, nos psiquiatras e tomando medicamentos fortes, mas a impressa não divulga para não perder os caríssimos comerciais que são contratados pelas emissoras (você não achava que imprensa era imparcial, achava?).

Agora o caro colega está em seu barco-residência totalmente adaptado para receber turistas. Conhecer a cidade ou mesmo o litoral de barco é outra viagem. Algo inovador, totalmente diferente da visão em terra. 

Mas quando ele falou para a esposa que havia pedido demissão, ela simplesmente arrumou as malas e deu no pé. "Não quero ser esposa de um fracassado", disse ela. Hoje o colega tem uma frota de barcos, uma pousada e é casado com uma linda sueca. 

Aquele funcionário público que para a sociedade é bem sucedido, na verdade vivia com a cara amarrada, mau humorado, estourando os dentes com acidez do estomago e bruxismo e andando com uma mala de remédios debaixo do braço. Hoje tem uma saúde de ferro e é feliz. De que adianta ostentar um crachá de uma invejável empresa e até ganhar bem se você não está feliz e ainda morrendo aos poucos nela? 

Ninguém gosta de trabalhar. E o aposentado que diz que gosta de trabalhar, trabalha para não ficar em casa ou porque não tem o que fazer em casa, é mentira. Trabalha porque o dinheiro que recebe da aposentadoria não dá para manter o padrão ou mesmo pagar as contas. Também tem as "fugidas" que o homem só consegue se trabalhar, além do lado ruim de ficar em casa e virar capacho ou office boy da mulher. Existem milhares de coisas prazerosas para se fazer na vida, mas é preciso dinheiro para isso.  

Às vezes é preciso tomar decisões, sair da zona de conforto, arriscar, mas desde que tenha um objetivo, um plano B, um projeto de vida, um sonho concretizável e muita disposição. Muitos que leem este artigo hoje estão nessa situação e acomodados, temorosos e sem pique para recomeçar. Se você ainda é jovem (antes dos 45), aconselho a ir em frente. Mas se faltam apenas 10, 15 anos para a aposentadoria ou você não tem uma saúde muito boa, talvez seja melhor esperar para se aposentar.

Postagens mais visitadas

Mulher furada e mulher cabaço

Os micos e ridículos do desarmamento

Quer ficar parecido(a) com maconheiro(a)? Faça uma tatuagem.

Por que os cristão rejeitam a esquerda?

Ideologia canalha: inversão de valores

Eleitores transformaram o Brasil num inferno de bandidos e noiados

O Estado tem o dever de capacitar o cidadão para se proteger de bandidos

O estranho, inexplicável e incomensurável amor do povo brasileiro pelos bandidos