Ideologias toscas também na seleção de trabalhadores


Ideologia é a pior praga que o mundo já teve. A contaminação é mental e continua avançando e fazendo cada vez mais doentes.

Numa das empresas em que presto consultoria, solicitei ao setor de recrutamento e seleção a contratação de um profissional para execução da gestão da carteira que sou titular. Para isso, indiquei um profissional que trabalhou comigo durante dez anos. Mas as psicólogas do recrutamento e seleção não o aprovaram. Concluída a seleção, enviaram para mim a documentação do contemplado (outro candidato). Traduzindo, a justificativa para a reprovação do meu candidato foi que o mesmo apresentou tendências machistas e não politicamente idiotas. Segundo elas, isso é indicativo de dificuldade de aceitação das normas da empresa e de adaptação ao ambiente laboral. Devolvi a documentação e exigi a contratação do meu candidato, explicando que já o conhecia profissionalmente e não precisava fazer seleção. Meu candidato está na empresa há cinco anos.

Algum cabecinha inventou que psicólogo tem capacidade para selecionar profissionais e as bestas acreditaram. O psicólogo é importante como apoio, na identificação e gradação de problemas psicológicos que possam interferir nas relações de trabalho. Problemas esses, que eu identifico apenas com uma conversa de meia hora. A gradação fica por conta das psicólogas do setor de recrutamento e seleção, já que é evidente a dificuldade que possuem em identificar esses problemas. Numa outra empresa contrataram um canhoto para realizar uma operação precisa com a mão direita. Psicólogo que trabalha com recrutamento e seleção de trabalhadores obrigatoriamente deve ser psicólogo do trabalho e visitar os locais de trabalho. Só quem não sabe disso são os profissionais de psicologia e os empregadores que os contratam. Os profissionais devem ser avaliados pelo desempenho profissional teórico e prático. A psicologia deve apenas avaliar se há algum problema psicológico que possa comprometer esse desempenho. É só isso, empregadores. 

As organizações estão perdendo muitos profissionais excelentes por causa dessas seleções realizadas por psicólogas. Colocar o patrimônio intelectual da organização nas mãos de umas patricinhas sem noção e ainda contaminadas por ideologias toscas, é suicídio. Lembro de um excelente médico que foi reprovado porque se recusou a sentar no colo do outro durante a dinâmica de grupo integrante da seleção. 

A contaminação dos profissionais por ideologias toscas é evidente. E para seguir o viés ideológico em que acreditam fazem de tudo. Passam vergonha, pagam mico, anulam a razão e até arriscam a própria reputação profissional. É uma coisa triste.     


Postagens mais visitadas

Mulher furada e mulher cabaço

Os micos e ridículos do desarmamento

Quer ficar parecido(a) com maconheiro(a)? Faça uma tatuagem.

Por que os cristão rejeitam a esquerda?

Ideologia canalha: inversão de valores

Eleitores transformaram o Brasil num inferno de bandidos e noiados

O Estado tem o dever de capacitar o cidadão para se proteger de bandidos

O estranho, inexplicável e incomensurável amor do povo brasileiro pelos bandidos