Perguntas que os médicos deveriam fazer durante as consultas e não fazem


Sempre disse que nossas escolas precisam incluir ciência como disciplina obrigatória em todas as séries, em substituição de besteiras como, teologia, sociologia e filosofia.

Somente agora no criticado governo Bolsonaro foi que atentaram para isso. Ciência saiu da filosofia, como química saiu da alquimia e astronomia da astrologia. E por causa disso alguns acham que filosofia, alquimia e astrologia valem de alguma coisa. Sociologia..., bem essa besteira foi inventada depois, roubando disciplinas da história, geografia, estatística e outras. Tem outra besteira chamada "jornalismo", mas isso é outra história. 

E é por isso que nossos profissionais cientistas, pesquisadores, estudiosos, pensantes, lógicos, inquisitivos e racionais foram praticamente extintos. Os médicos são os casos mais assustadores porque lidam diretamente com vidas humanas. E o processo científico seria essencial para salvar vidas. Mas não usam e a maioria está morrendo não por falta, mas em função do socorro médico. Uma simples pergunta pode salvar uma vida. Temos médico receitado sulfato ferroso para paciente com leucemia. Essa anemia nem ferropriva é. Bastava perguntar em que ele trabalha: pintura à pistola com uso de tintas em solventes aromáticos  (hidrocarbonetos aromáticos, geralmente xileno e tolueno). E tem anemia ferropriva causada por intolerância ao glúten (pois, é. Eu tenho e ninguém nunca questionou isso). Tomei tanto Combiron na minha vida que fiquei azedo. O negócio é tomar sulfato ferroso. Deve ser para ferrar com o celíaco.

Paniculite mesentérica pode ser causada ou desencadeada pelo risco ergonômico "postura sentada por longos períodos" e exercícios de alongamento do abdome agravam a situação. Por que isso não consta da literatura médica? Porque não temos médicos pesquisadores ou que não sejam analfabetos científicos. 

Perguntas que todo médico deveria fazer na primeira consulta:

1-Em que, quanto tempo e como trabalha?

2-Em que trabalhou antes do atual trabalho?

3-Como é a sua vizinhança? Faz barulho? Gera poluentes?

4-Já teve vizinho que fazia isso? Por quanto tempo?

5-Tem alguma fábrica próximo a sua casa? De que?

6-Já tomou banho de rio?

7-Há algum sintoma ou incomodo que sente há muito tempo? 

"Qual é a sua ocupação?". Isso é clássico. Desde Bernardino Ramazzine. Por que as escolas não ensinam isso? Perguntas simples que podem salvar vidas, mas não fazem. Por isso, como já fui vítima e presenciei outras tantas, preciso fica aqui ensinando médico a trabalhar. Eu acho vergonhoso, mas...

Reconheço que em alguns médicos falta não apenas conhecimento, mas curiosidade, motivação, entusiasmo, dedicação e humanidade. Décadas de substituição de ciência por ideologias toscas deram nisso. Sem método científico não há profissional, qualquer que seja ele, mas uma geração de analfabetos científicos. 


Postagens mais visitadas

Mulher furada e mulher cabaço

Os micos e ridículos do desarmamento

Quer ficar parecido(a) com maconheiro(a)? Faça uma tatuagem.

Por que os cristão rejeitam a esquerda?

Ideologia canalha: inversão de valores

Eleitores transformaram o Brasil num inferno de bandidos e noiados

O Estado tem o dever de capacitar o cidadão para se proteger de bandidos

O estranho, inexplicável e incomensurável amor do povo brasileiro pelos bandidos