Pérolas do saber - Calculando a distância do relâmpago


Imagem: Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Pérolas do saber é uma série que inicio neste espaço. O objetivo é estimular o interesse pela ciência, principalmente entre os jovens. O entusiasmo para aprender ciência pode vir de explicações simples como essa.    

É possível estimar a distancia que estamos do ponto de ocorrência de um relâmpago. A física nos dá a resposta.

O cálculo é simples:
S = V x T, onde:
S = Distancia que estamos do ponto de ocorrência do relâmpago;
V = Velocidade do som no ar;
T = Tempo decorrente entre a percepção da luz do relâmpago e do som do trovão;

O relâmpago ocorre no mesmo local e instante do trovão. No entanto, vemos o relâmpago primeiro do que ouvimos o barulho do trovão. E isso ocorre porque enquanto a velocidade da luz no vácuo é de 299.792.458 m/s (ou 300.000.000 m/s), a velocidade do som é de apenas 340 m/s (ou 344 m/s), em valores aproximados. Percebemos que a velocidade da luz em distancias relativamente pequenas é praticamente instantânea, ou seja, nesses casos, o tempo percorrido pela luz entre dois pontos pode ser considerado desprezível. E percebemos a luz do relâmpago praticamente no mesmo instante em que ele ocorre. Já o trovão leva alguns segundos para chegar aos nossos ouvidos.

Para calcular a distancia que estamos do ponto de ocorrência de um relâmpago, basta considerar:
S = ?
V = 340 m/s
T = ?
Para isso, basta que no momento da percepção do clarão do relâmpago seja iniciada a contagem dos segundos até o início da percepção do barulho do trovão. 
Exemplo:
Olhando para o ponteiro dos segundos, foi percebido o clarão do relâmpago. Nesse momento iniciamos a contagem dos segundos 1, 2, 3Truuuuunnnnnn! O barulho do trovão iniciou no terceiro segundo contado. Significa que o som do trovão levou 3 segundos do ponto de ocorrência (que é o mesmo do relâmpago) até os seus ouvidos. A luz do relâmpago também levou um certo tempo para ir do ponto de ocorrência até seus olhos, mas em função da alta velocidade e do curto espaço percorrido, pode ser desconsiderada.
Vamos aos cálculos:
S = 340 m/s x 3s = > S = 1.020 m. O ponto de ocorrência está apenas a 1.020 metros de você. Bem perto e perigoso. É bom não sair para locais descampados e nem se abrigar em árvores ou estruturas isoladas. 

Não confunda ignorância com "a ciência não explica". A ciência explica tudo. E o que ainda não explicou está na iminência de explicar. Mais cedo ou mais tarde teremos mais respostas. 

 

  


Postagens mais visitadas

Mulher furada e mulher cabaço

Os micos e ridículos do desarmamento

Quer ficar parecido(a) com maconheiro(a)? Faça uma tatuagem.

Por que os cristão rejeitam a esquerda?

Ideologia canalha: inversão de valores

Eleitores transformaram o Brasil num inferno de bandidos e noiados

O Estado tem o dever de capacitar o cidadão para se proteger de bandidos

O estranho, inexplicável e incomensurável amor do povo brasileiro pelos bandidos