A importância da filosofia

Quando estava na faculdade um professor de EPB - Estudo dos Problemas Brasileiros (que deveria ser disciplina obrigatória dos governantes e não minha), que era filósofo, disse na aula que a filosofia é muito importante. Perguntei qual a importância da filosofia e a resposta foi surpreendente: "aprender a raciocinar corretamente, ajudando a resolver os problemas do dia a dia, como também, tem sua importância porque deu origem as ciências ".

Não. Não é. Primeiro porque não ensina a raciocinar coisa nenhuma. Ensina a especular sem um método científico que garanta a confiabilidade do objeto de estudo, da metodologia utilizada e das conclusões.  E a alegação de que deu origem as ciências é uma falácia prá lá de batida.

Vejamos:

A alquimia deu origem a química, mas não é química. É besteira sem comprovação científica. Podemos concluir que a alquimia foi importante para a descoberta da química, mas hoje não tem nenhuma utilidade;

A astrologia deu origem a astronomia, mas não é astronomia. É besteira sem comprovação científica. Podemos concluir que a astrologia foi importante para a descoberta da astronomia, mas hoje não tem nenhuma utilidade;

A filosofia deu origem a ciência, mas não é ciência. É besteira sem comprovação científica. Podemos concluir que a filosofia foi importante para a descoberta da ciência, mas hoje não tem nenhuma utilidade.

Isso mesmo. alquimia, astrologia e filosofia não servem para nada. São besteiras especulativas para emprenhar pelos ouvidos mentes desocupadas e desprovidas de ciência. Qualquer pessoa minimamente alfabetizada cientificamente não consegue absorver esses "conhecimentos". Na prática, filosofia e sociologia são utilizadas pelo Estado para alienar jovens e formar massa de manobra da esquerda, principalmente contra o agronegócio, cerceamento do direito de defesa/porte armas e endeusamento de regimes autoritários e de assassinos sanguinários, como o Mao Tse Tung, por exemplo.   

Outra alegação é que a ciência faz uso da filosofia, mas não é bem assim.  A ciência não faz uso da filosofia de humanas, mas da filosofia da ciência, ou seja, a ciência não precisa da filosofia de humanas porque desenvolveu sua própria filosofia com base no Método Científico (MC). 

"filosofia da ciência é o campo de estudos filosóficos focado na compreensão, no questionamento e no aprimoramento dos processos e métodos científicos, buscando sempre garantir os fundamentos para que o trabalho científico ocorra da melhor forma, proporcionando um conhecimento que seja indubitavelmente confiável. A filosofia da ciência pode discutir a importância de um método científico rigoroso, bem como elaborar conceitos que norteiem a criação desse método. Além disso, a filosofia da ciência lida com conceitos importantes para a ciência, como verdade, validade argumentativa, paradigma e com a importância da problematização, ou seja, do questionamento e da dúvida.".

Filosofia da ciência não é a mesma coisa que filosofia de humanas. Enquanto a filosofia da ciência está vinculada ao método científico (exige experimentos, réplicas, comprovação, etc), a filosofia de humanas lida apenas com conceitos e argumentos (na verdade, especulações). Com isso a filosofia de humanas pode "argumentar" sobre o sexo dos anjos. A ciência primeiro exige que se prove que anjos existem. Simples assim

A sociologia, "ciências sociais" ou ideologia social, que é o termo melhor aplicável, é ainda mais pernóstica que a filosofia. Quando a ideologia social ainda não tinha sido inventada, o temor vinha do ensino da filosofia. A metafísica, que é a base da filosofia, procura explicar tudo sem a existência de um Deus. Daí o temor de que os jovens se tornassem ateus. Hoje as escolas públicas se tornaram verdadeiros seminários de doutrinação de jovens ao socialismo. A alienação desses jovens é facilmente comprovada quando se apresenta alguma prova que refuta alguma alegação pregada por eles. A recusa da prova, fingindo que não refuta sua alegação, é a prova de que realmente são alienados ideologicamente. O mesmo ocorre com outros alienados, como os religiosos, por exemplo. Ideologia embota a razão e quando o ideólogo refuta uma prova para salvar sua ideologia é porque a alienação já está em estado avançado.  A importância da sociologia é alienar alunos para que contribuam com o Estado socialista. É assim no mundo todo e aqui não é diferente. 

Mas sabe qual é a importância da filosofia? A importância da filosofia é formar professores para dizer aos alunos o quanto a filosofia é importante.

.Imagem de Gordon Johnson por Pixabay




Postagens mais visitadas

Mulher furada e mulher cabaço

Os micos e ridículos do desarmamento

Quer ficar parecido(a) com maconheiro(a)? Faça uma tatuagem.

Por que os cristão rejeitam a esquerda?

Ideologia canalha: inversão de valores

Eleitores transformaram o Brasil num inferno de bandidos e noiados

O Estado tem o dever de capacitar o cidadão para se proteger de bandidos

O estranho, inexplicável e incomensurável amor do povo brasileiro pelos bandidos