Toda ideologia é assim...

Seja religiosa, social, estatal, filosófica, militar ou outras, não importa. Toda ideologia é assim:

Primeiro inventam um salvador (deus, eu interior, mente, político, chefe de Estado, candidato, salvador da pátria, comandante, etc);

Depois inventam um inimigo (diabo, mente, espirito, inimigo de guerra, opressor, esquerda, direita, partido, minoria reacionária opressora branca, genocida, golpista, etc);

Daí inventam uma culpa/culpado (dívida social, sociedade opressora, pecado, crime, carma, etc; 

E após isso tudo, como se não bastasse, ainda inventam as vítimas dos culpados (vítimas da sociedade, negros, castigados, criminosos, sofridos, mulheres, homossexuais, analfabetos, pobres, esfomeados, alma perdida, etc.

Feito isso, partem para alienação dos mais fracos mentalmente, geralmente adolescentes. Daí para essas ideologias constarem da mídia, de estudos, de seminários, de debates e até de livros didáticos, é um pulo. Se a maioria acredita não haverá rejeição as besteiras. E se houver, essa rejeição é tão fraca que nem vai adiantar.

Até já inventaram um curso superior e seus níveis mais elevados (mestrado e doutorado) na área de ideologia: o de "ciências sociais". E não adianta não fazer o curso de "ciências sociais" achando que vai escapar. A disciplina "sociologia" ideologia social é ministrada em todos os cursos e com direito a reprovação. Na década de 80 lutamos tanto para tirar o ensino de religião e das disciplinas sociais (EPB, OSPB) das escolas para substituírem por isso. Novamente fomos enganados. 

Tem universidade ministrado pós em homeopatia, acupuntura e até em quiromancia e astrologia. Tem gestor de organizações mentindo sobre as histórias de "João se braço" e "Feito nas coxas" para coagir empregados a mudar o vocabulário correto para o politicamente idiota. Tem livros didático adulterados para fazer com que ditadores comunistas sanguinários pareçam caras legais para adolescentes.  

É dessa forma que as ideologias entram nas mentes, nas organizações, nas escolas e até nos lares. São esses os quatro pilares de uma boa (ou má ideologia):

-Salvador;

-Inimigo;

-Culpa;

-Vítimas.

E querem mandar em comportamentos, discursos e até no vocabulário. Coagem, perseguem e tentam amordaçar quem não concorda. Esses toscos estão em toda parte, sempre pregando essas ideologias da moda. 

Em geral, se alienam apenas os 95% de analfabetos científicos que existem no Brasil (médicos, advogados, engenheiros e até cientistas, alguém?). Viver de ideologia por aqui é um excelente negócio. Basta ver os milhões de seguidores de idiotas nas redes sociais.

Se você é idiota, mas quer ficar famoso na internete e ainda ganhar uns trocados, não se preocupe. Pode publicar suas idiotices nas redes sociais que dá certo. Idiotas é o que não faltam. Vai em frente. 


Postagens mais visitadas

Mulher furada e mulher cabaço

Os micos e ridículos do desarmamento

Quer ficar parecido(a) com maconheiro(a)? Faça uma tatuagem.

Por que os cristão rejeitam a esquerda?

Ideologia canalha: inversão de valores

Eleitores transformaram o Brasil num inferno de bandidos e noiados

O Estado tem o dever de capacitar o cidadão para se proteger de bandidos

O estranho, inexplicável e incomensurável amor do povo brasileiro pelos bandidos