Em que você acredita?


Essa é a perguntam que sempre me fazem quando digo que não tenho religião.


Quando falo que não acredito na bíblia, muito menos em cristãos ou em cristianismo, me taxam de ateu FDP. Não sou ateu porque não sou religioso. Enquanto o crente acredita que Deus existe (seja lá Ele quem for), o ateu acredita que Deus não existe (idem). Portanto, cristianismo (ou outra qualquer) e ateísmo são duas religiões antagônicas. No entanto, depois que falo que não sou ateu, vem a clássica pergunta: "-Em que você acredita?". É como se eu fosse obrigado a acreditar ou tivesse necessidade de acreditar em alguma coisa relacionada a fé, religião ou coisa que o valha. Minha resposta é sempre a mesma: 

-Não acredito em nada.

Isso mesmo. Não acredito em nada. Apenas considero a probabilidade de algo ser verdadeiro com base em evidencias. Se tem provas, então é verdadeiro. Se tem apenas evidencias, pode ser verdadeiro e pode não ser. Nesse caso, ninguém sabe dizer se é verdadeiro ou não e não há mais o que discutir. Se não há nenhuma evidencia, a coisa se complica, e não há porque perder tempo com a questão.

Discussões do tipo "qual é o sexo dos anjos" são muitas por aí. Lamento informar que estão perdendo dinheiro, tempo e energia com isso (além de arranjar inimizades). Tem coisa que ainda não tem resposta. E talvez nunca tenha. Eu nunca senti necessidade de ter uma religião. Nunca vi muito sentido nisso. Existem dezenas de livros sagrados se dizendo a palavra de algum deus, mais de vinte e seis mil deuses e milhares de religiões com suas milhares de vertentes religiosas. E todos se contradizem. Significa que para um ser verdadeiro todos os outros tem que ser falsos. Daí eu elejo um livro, um deus, uma religião e uma vertente religiosa como verdadeiros. Automaticamente eu elejo todos os outros como falsos. Não é arrogância demais, não? O mundo tem cerca de 7 bilhões de habitantes, dos quais, dois bilhões são cristãos e dois bilhões são mulçumanos. Três bilhões estão fora desse grupo, compreendendo um bilhão sem religião, um bilhão são hinduístas e os demais integrantes de outras religiões. A possibilidade de qualquer um desses está errado é bem grande, não?

Não sou contra a religião. As religiões tem levando conforto e alento para a maioria dos seres humanos mundo afora. Além do mais a maioria acredita e sentem necessidade de ter uma religião. A religião é uma muleta psicológica mais eficiente que o divã. Se você acredita e acha que precisa de religião, fé, deus etc gaste tempo, dinheiro e energia com isso. Mas para quem não acredita e não tem essa necessidade, ter uma religião não faz sentido.     


Não acredito em nada. Você prova que é verdade e eu aceito como fato. Simples.        

Postagens mais visitadas

Mulher furada e mulher cabaço

Os micos e ridículos do desarmamento

Quer ficar parecido(a) com maconheiro(a)? Faça uma tatuagem.

Por que os cristão rejeitam a esquerda?

Ideologia canalha: inversão de valores

Eleitores transformaram o Brasil num inferno de bandidos e noiados

O Estado tem o dever de capacitar o cidadão para se proteger de bandidos

O estranho, inexplicável e incomensurável amor do povo brasileiro pelos bandidos