Por que os crentes não leem bíblia?


É um contrassenso, mas a verdade é que os crentes não gostam de ler a bíblia. Tenho percebido isso durante alguns debates que eles mesmos provocaram.


Claro, estou falando dos crentes cristãos. Além do analfabetismo científico característico, fazendo com que usem e abusem de falácias básicas e vergonhosas, os crentes (principalmente evangélicos) possuem na verdade mais arrogância do que conhecimento bíblico. Eu gosto quando debato com um crente preparado (ok, ok. só encontrei poucos até agora), mas mesmo os preparados sentem dificuldade em aceitar provas contrárias a fé que seguem. O mundo não foi feito em sete dias e nem o homem em um. A terra também não é plana. Qualquer um que tenha um segundo grau vagabundo sabe disso.  O que isso significa? Nada. Apena que o relato milenar do Gênesis não pode ser tomado ao pé da letra (independente de ser verdade ou mentira). Nenhuma vertente cristã vai acabar por causa disso. No entanto, a paixão ou medo de ter dedicado tempo, dinheiro, energia ou mesmo a vida inteira numa igreja parece assustar alguns crentes. Já vi crente sair na porrada com outro por causa de um debate sobre a Santíssima Trindade. Pior que não há como provar na bíblia que isso existe. Ainda mais quando tomamos conhecimento da fraudulenta cláusula joanina e do Tertuliano. 

Eu sou um cientista, estou desempregado e cheio de contas para pagar. Daí chega uma fundação cristã qualquer e diz: "Cara, dos milhões de dízimos e ofertas que recebo, te pago cem mil para tu dizer que tal fórmula prova que Deus existe". Eu aceito na hora. Mesmo sabendo que isso não tem validade científica porque jamais passará numa revisão de pares para ser publicado em algum indexador científico. Para as igrejas que mantêm tal fundação o que importa é que todos os cristãos vão cair nessa (ou pelo menos a maioria).

Mais importante que atestar a veracidade bíblica vírgula por vírgula, é avaliar se vale a pena permanecer em determinada igreja. Se a igreja que você faz parte é construtiva, agrega valor, promove coisas boas, o pessoal é gente fina e você está se sentindo bem e feliz, não vejo porque ficar em contenda dentro ou fora da igreja semeando a discórdia e irritando os outros. Mesmo porque, não há como provar nada da bíblia. Ou você aceita pela fé ou não aceita. Doutrinas contraditórias encontram fulcro na bíblia justamente por se tratar de um livro contraditório, sendo necessário verificar o contexto em cada situação. No entanto, verificar o contexto não é tarefa fácil. Quase não há evidencias bíblicas na história. E algumas até contradizem o livro sagrado. Em alguns casos a passagem é isolada, sem informações internas ou externas que possam definir um contexto. Dizer que Jesus é real porque encontraram o busto de Caifás é a mesma coisa que dizer que Poseidon é real porque encontraram as ruínas dos muros de Tróia (os escritos dizem que os muros fortificados de Tróia foram construídos por Poseidon).   

O que os crentes devem ter em mente é que nem tudo na bíblia pode ser explicado. Não tem explicação e pronto. Seja honesto consigo mesmo, diga que não sabe. Há contradição? Sim, há. E muitas. Diga que não sabe explicar, não há um contexto claro para isso e pronto. Não precisa virar ateu ou sair da igreja por causa disso. 

O que vejo na maioria dos que não creem (como eu) é uma tentativa de empurrar suas ideologias ateístas goela abaixo nos outros. Criticam tanto os crentes por causa das pregações e acabam caindo no mesmo efeito ferradura. Interessante que quando eu digo que não acredito na bíblia logo sou taxado de ateu pelos crentes. Na verdade eu não sou ateu, apesar de não ter religião. Os cristãos não acreditam em Maomé, Corão ou Alá, e portanto também são ateus. Que tal? Quer outra? O famoso "Prove que Deus não existe?". Significa que se eu não provar que Jeová não existe é porque ele existe. E se eu pedir para provar que Alá, Krishna, Vishnu ou qualquer outro deus não existe? Você vai aceitar que eles existem? Eu gosto de inverter as falácias para que os falaciosos provem do seu próprio veneno.  

Nem todo mundo que frequenta uma igreja ou se converte a uma religião é fraco da cabeça. Os motivos são muitos e variados. As pessoas buscam igrejas não somente porque acreditam no dogma, mas também porque é o lugar onde podem encontrar pessoas com a mesma mentalidade que a sua, ambiente mais saudável, padrão de vida mais sadio parecido com o seu, promover educação cristã para os filhos, longe das drogas, com disciplina, respeito aos pais e semelhantes etc  Com raríssimas exceções, o ambiente evangélico é sadio. Não vemos jovens com cabelos cortados que nem retardados ou cheios de tatuagens e piercings que nem maconheiros. Os jovens evangélicos possuem aparência de pessoas disciplinadas, responsáveis e confiáveis. Não possuem aspecto de maconheiro, marica e retardado, como os daqui de fora (empresários, fiquem de olho).    

Para muitos a religião é a única coisa boa que possuem. Esses vivem em barracos, sem água, sem comida e dormindo em meio a muriçocas pretas, com tudo do ruim e do pior. A esperança de ir para o céu é o que ainda os mantem vivos e lutando pela vida. A igreja é aquele ambiente mágico onde podem se conectar com algo grandioso (Deus), se sentir importantes e úteis, vestir um paletó, mostrar seus talentos na homilética ou na música, sentir que são os seres humanos que o Estado ou a sociedade lhes negou. Mesmo que não haja nada de espiritualidade, ainda assim a religião tem um papel extremamente importante na vida da maioria das pessoas. E isso jamais deve ser tirado delas. Agora, se a igreja que você frequenta está sendo um fardo nas suas costas, só traz  prejuízos, caia fora. A igreja deve edificar e não destruir, seja finanças, relacionamentos, empregos ou qualquer outra coisa que promova o seu bem- estar. 


Leiam a bíblia e retirem dela o melhor para suas vidas. Se não entenderem alguma coisa não significa que seja mentira. Pelo menos para quem viveu a experiência foi algo forte e verdadeiro, caso contrário, não fariam tantos registros (principalmente numa época em que a escrita era algo caro, trabalhoso, demorado e de domínio de poucos). Se não sabem debater não entrem em debate. Se não conhecem bem o assunto digam que não sabem. Não entrem em debates sem condições de debater. Essa é a regra de ouro que nunca deve ser ultrapassada. 

A confiança no que é ensinado pelo pastor, livros e lições bíblicas, atrelado a preguiça, analfabetismo ou mesmo falta de tempo, ou ainda, por acharem que já sabem de tudo (principalmente os que tem muitos anos de evangelho), leva os crentes a negligenciarem os estudos da bíblia. Lembrando que os estudos individuais, sem influencia de doutrinas, são os mais esclarecedores. Toda igreja filtra os versos bíblicos, deixando passar apenas aqueles que concordam com sua doutrina. Pior que não explicam os que discordam.    



Postagens mais visitadas

Mulher furada e mulher cabaço

Os micos e ridículos do desarmamento

Quer ficar parecido(a) com maconheiro(a)? Faça uma tatuagem.

Por que os cristão rejeitam a esquerda?

Ideologia canalha: inversão de valores

Eleitores transformaram o Brasil num inferno de bandidos e noiados

O Estado tem o dever de capacitar o cidadão para se proteger de bandidos

O estranho, inexplicável e incomensurável amor do povo brasileiro pelos bandidos